Histórias do Contato: A Perspectiva dos Zoró em Série de Vídeos
Durante a 16ª Primavera dos Museus, o Museu do Índio lança História do Contato, série que narra, sob a perspectiva dos Zoró, o impacto do contato com não indígenas. Com quatro episódios, a produção reúne relatos emocionantes sobre história, resistência e ancestralidade.
1/15/20251 min read
O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), vai lançar, em pré-estreia, a série de vídeos História do contato protagonizada pelos Zoró, de 20 a 23 de setembro, durante a 16ª Primavera dos Museus. A série é composta por quatro vídeos - “Antes de ver o branco”, “O veneno está no ar”, “Os Clãs” e “Dos jovens de ontem aos jovens de hoje” – que narram, sob a perspectiva dos habitantes da Terra Indígena Zoró, situada no município de Rondolândia (MT), o impacto do contato com os não indígenas e a descoberta de uma nova sociedade. A série é dirigida pela servidora da Coordenação Regional da Funai em Ji-Paraná (RO) Lígia Neiva e foi concebida a partir de entrevistas com indígenas mais velhos, que vivenciaram o período anterior ao contato com a sociedade não indígena, e também com representantes das gerações sobreviventes ao contato.
Os entrevistados relatam suas memórias ou os relatos que ouviram dos anciãos sobre os acontecimentos que se desencadearam após as expedições de “pacificação” realizadas no final dos anos 1970. Nessas interações com não indígenas, além de embates, com mortes e rapto de crianças, muitos indígenas sucumbiram a epidemias de sarampo, gripe e tuberculose.
Eles narram também mortes por envenenamento em decorrência da inalação de substâncias tóxicas. No transcorrer de apenas um ano, a população estimada em cerca de 800 indígenas estava reduzida a menos de cem sobreviventes. A série foi uma das produções selecionadas pela Chamada de Projetos Culturais 2021. Realizada anualmente pelo MI, a iniciativa visa apoiar projetos de preservação e fortalecimento do patrimônio cultural indígena. Não perca!
